Dicas para você que entrou na estatística da Endometriose

Dicas para você que entrou na estatística da Endometriose

0 Comentários

De acordo com World Endometriosis Research Foundation, a endometriose afeta cerca de 170 milhões de mulheres no mundo. E aqui no Brasil estima-se que 7 milhões são portadoras dessa doença. Então, caso você se enquadre nesse grupo, siga estas dicas que podem aliviar os sintomas e melhorar a sua qualidade de vida.

A endometriose está sendo uma grande ameaça ao século XXI, principalmente por ser uma doença silenciosa.

Muitas mulheres não imaginam que as dores das cólicas menstruais, as que sentem no momento das relações sexuais e as dores ao urinar podem ser indicações de sua presença.

Talvez você tenha descoberto que entrou na estatística da endometriose por conta de suas dores intensas e constantes, além de outros sintomas fortes e perceptíveis.

Desde então, a doença provavelmente passou a afetar suas atividades cotidianas, gerando faltas frequentes ao trabalho e insucesso na realização das tarefas de sua rotina no lar, por exemplo.

Diante disso, é importante que você receba os cuidados necessários o quanto antes. Para isso, a orientação médica com um especialista na área é a melhor maneira de obter um tratamento eficaz. E, assim, voltar a ter um estilo de vida mais ativo e produtivo!

Endometriose profunda e equipe multidisciplinar

Em muitos casos, há indicação para as mulheres diagnosticadas com endometriose profunda realizarem uma cirurgia com equipe multidisciplinar.

Também vale mencionar que a cirurgia é complexa, uma vez que exige a presença de diferentes especialistas, trabalhando em conjunto para que o procedimento seja bem sucedido.

No entanto, os planos de saúde somente indicam médicos ginecologistas para realizar a cirurgia, o que causa riscos à paciente.

Assim, para compreender melhor a importância da cirurgia de endometriose com equipe multidisciplinar, clique aqui e leia nosso conteúdo sobre o tema.

Agora, para ajudar a lidar com essa doença, o Meijueiro Advogados selecionou as dicas que se pode conferir abaixo.

Porém, lembre-se sempre de que a recomendação médica é o que indicará o procedimento correto para o restabelecimento de sua saúde.

Dicas para a portadora de endometriose

Pequenas mudanças em sua alimentação e a prática de atividade física são alguns dos fatores que podem te ajudar a amenizar os sintomas.

Então, apesar de ser uma doença que não tem cura, há alguns cuidados que você poderá tomar em seu dia a dia em prol do seu bem estar!

endometriose dicas
endometriose dicas

1- Medicamento sempre com prescrição médica

Uma das principais dicas para você que entrou na estatística da endometriose é consultar o médico especialista. E, assim, você saberá qual medicamento utilizar no tratamento.

Assim, por conta da gravidade da doença, isso se torna imprescindível para a boa recuperação da paciente portadora de endometriose.

Então, alguns especialistas podem recomendar o tratamento medicamentoso com anticoncepcionais orais ou injetáveis.

Desse modo, os mais usuais são os que possuem somente progesterona e os análogos ao GnRH.

E há também a prescrição de hormônios que possuem a finalidade de inibir a produção de estrogênio pelos ovários. Com isso, o estímulo ao crescimento do tecido endometrial é reduzido, tanto dentro como fora do útero.

2 – Cirurgia de endometriose com equipe multidisciplinar

Se você necessitar realizar a cirurgia de endometriose com equipe multidisciplinar, mas o seu plano de saúde alega não ter essa disponibilidade, você poderá, então, entrar com uma ação judicial para que ele arque com os honorários médicos da equipe particular.

Então, ao consultar um advogado de Direito à Saúde, ele poderá orientá-la quanto ao que deverá ser realizado no Judiciário.

Assim, o primeiro objetivo é conseguir que o juiz conceda a liminar. Desse modo, fará que o plano de saúde autorize a cirurgia da paciente com a equipe multidisciplinar, custeando todo o procedimento ao início do processo.

Portanto, para maiores informações, entre em contato com um dos nossos especialistas nesse ramo ao clicar em Contato.

3 – Tenha uma alimentação saudável e específica para tal doença

Sua alimentação pode contribuir significativamente na redução da dor e de outros sintomas da endometriose. Por isso, é fundamental que a coloque como uma das prioridades em sua rotina.

E também vale mencionar que a ingestão de determinados alimentos pode aumentar a inflamação, resultando em dores ainda mais fortes.

Então, abaixo estão alguns alimentos indicados para ajudar na sua recuperação:

  • Frutas cítricas;
  • Frutas vermelhas;
  • Semente de abóbora;
  • Verduras;
  • Peixes;
  • Amêndoas e castanhas (sem sal);
  • Chá de camomila;
  • Fibras;
  • Leite e demais produtos com lactose.

Agora, saiba de alguns alimentos para você evitar em seu dia a dia:

  • Bolos e pães à base de farinha de trigo ou refinados;
  • Frituras;
  • Alimentos processados;
  • Alimentos ricos em açúcares;
  • Refrigerantes;
  • Cafeína;
  • Álcool.

Porém, vale ressaltar que é imprescindível que você vá a uma consulta com o médico especialista. E, assim, ele lhe recomende uma dieta específica para sua doença.

4 – Prática de atividade física

Assim como a alimentação é um fator chave para a melhoria dos sintomas de endometriose, a atividade física também gera bons resultados. Sendo assim, você precisa incluí-la em sua rotina!

Até porque o hormônio da endorfina liberado no ato dos exercícios tem forte ação analgésica, além de inibir o FSH, impedindo que o endométrio se desenvolva nas partes do corpo atingidas.

Por fim, é evidente que, com isso, sua vida melhorará para além da doença, já que os exercícios físicos trazem inúmeros benefícios para sua saúde em geral.

Outras dicas rápidas:

  • Reduza o seu estresse, pois o hormônio cortisol agrava a inflamação e a dor;
  • Massagens podem relaxar a área pélvica, trazendo alívio das dores e desconfortos. Por isso, faça movimentos leves e suaves;
  • Submergir sua barriga em água morna relaxa os músculos tensos e alivia cãibras. Também o uso de óleos essenciais pode aumentar esses benefícios.

Como visto, a endometriose pode ser amenizada com pequenas mudanças em seu estilo de vida.

Certamente, se você aplicar essas dicas, poderá usufruir de um bem estar diário. Além disso, irá amenizar a sensação de incômodo e reduzir suas fortes dores.

Se desejar, comente e compartilhe esse post!

0

Sobre Isabella Meijueiro

Advogada Isabella Meijueiro OAB RJ 145.795 | OAB SP 364.379 Direito do Consumidor - Focada em Direito à Saúde

    Posts relacionados

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *