Portadoras de Endometriose – Saiba o que não fazer!

Portadoras de Endometriose – Saiba o que não fazer!

0 Comentários

Portadores de endometriose precisam de cuidados específicos devido à gravidade de sua doença. Assim, existem alguns comportamentos e hábitos que devem ser evitados a fim de não complicar mais ainda essa condição. Então, confira aqui o que não fazer diante desse quadro clínico.

A endometriose é uma condição em que a portadora normalmente sente muita dor na região pélvica, ao urinar, ao ter relações sexuais, além da dificuldade em engravidar.

Sendo assim, ela acontece devido ao endométrio, tecido que reveste o útero, que cresce fora dessa região atingindo as trompas de falópio, bexiga, intestino, etc.

Então, ao invés dele ser expelido do corpo, ele se instala e se espalha para outros organismos.

Embora haja estudos e pesquisas nesse campo, infelizmente, ainda não há uma causa exata, concreta do porquê de isso acontecer ou quais as causas de seu surgimento.

Através de estudos e estatísticas, conclui-se que esta doença acomete 1 (uma) a cada 10 (dez) mulheres.

Sabe-se também que a endometriose profunda não ter cura, a busca é pela redução dos sintomas por um tratamento a ser acompanhado por um longo tempo.

Desse modo, os sintomas que as portadoras de endometriose sentem são estes:

  • Dor pélvica;
  • Cólicas intensas e constantes;
  • Lombalgia (dor na região lombar da coluna);
  • Prisão de ventre;
  • Fadiga;
  • Diarreia;
  • Sangramento entre períodos;
  • Aumento da dor durante a relação sexual;
  • Inchaço;
  • Dor com movimentos intestinais e micção.

Se a portadora de endometriose não tratar corretamente dos cuidados que essa doença exige, então, isso pode levá-la a ter infertilidade.

Por essa razão, ela precisa receber um tratamento adequado e direcionado ao nível de gravidade em que ela se encontra.

Sabendo desses sintomas e que é portadora de endometriose você deve ter um estilo de vida saudável com boa alimentação e prática de exercícios.

endometriose
endometriose

Portadoras de Endometriose – Saiba o que não fazer!

A mulher, ao receber o diagnóstico de que é portadora de endometriose, precisa tomar alguns cuidados, principalmente, em seu estilo de vida.

É bom que mantenha uma rotina mais leve, com uma alimentação saudável e em atividade física que goste de praticar.

Também é fundamental que saiba o que não fazer, pois há atitudes que podem prejudicar ao invés de colaborar para a melhoria de seus sintomas. Sendo assim, listamos algumas práticas que devem ser evitadas, eis abaixo:

  • Evite alimentos processados, carne vermelha, fast-food, frituras, cafeína, álcool, glútens e qualquer alimento que provoque inflamação em seu corpo. Há também bebidas açucaradas, chocolate, carboidratos refinados, produtos de soja, biscoitos, sorvetes;
  • Não deixe de se exercitar, pois os movimentos do seu corpo contribuem para a melhoria dos sintomas como as dores que sente;
  • Não faça cirurgia apenas com um único especialista. Caso contrário, pode ter complicações. Por fim, faça com uma equipe multidisciplinar;
  • Tomar qualquer medicação que não seja indicada pelo médico.

Embora saiba dessas coisas para não fazer sendo portadora de endometriose, é essencial que você seja orientada por um médico especialista.

Por fim, para ter um melhor entendimento dessa doença, abaixo você terá uma descrição a respeito da cirurgia de endometriose com uma equipe multidisciplinar. Então, confira e leia!

Cirurgia de endometriose com uma equipe multidisciplinar

A endometriose profunda é uma condição mais severa da doença. Sendo assim, a portadora normalmente precisa se submeter a uma cirurgia, que deve ser realizada por uma equipe multidisciplinar.

Desse maneira, isso significa que, além do especialista em ginecologia, ela deve ser atendida por profissionais especialistas nos órgãos que foram afetados pelo endométrio.

Há casos em que a paciente deve receber assistência médica e cirúrgica de cirurgiões gerais, proctologistas, urologistas, anestesistas, enfermeiros, nutricionistas e psicólogos.

Os planos de saúde deveriam oferecer essa equipe cirúrgica com especialistas em vários órgãos, entretanto, não é o que ocorre.

Até porque o procedimento indicado pelo plano é apenas com o ginecologista, o que pode causar prejuízos, longa recuperação e até constantes cirurgias na paciente.

E, com isso, acabam por afetar as suas atividades normais diante da demora do restabelecimento de sua saúde.

Caso isso aconteça com você, então, é preciso buscar orientação jurídica com um advogado especialista em Direito de Saúde.

A partir disso, é possível que sua operadora do plano de saúde arque com os custos dessa cirurgia de endometriose com equipe multidisciplinar, inclusive autorize sua operação antes mesmo do resultado do processo, por meio de uma liminar que pode ser deferida pelo juiz.

Desse modo, você será atendida com todos os procedimentos cabíveis que merece e sem custo adicional.

Para obter mais detalhes e informações, entre em contato com um de nossos consultores. Então, clique em Contato e nos envie a sua mensagem que responderemos o mais breve possível!

2

Sobre Isabella Meijueiro

Advogada Isabella Meijueiro OAB RJ 145.795 | OAB SP 364.379 Direito do Consumidor - Focada em Direito à Saúde

    Posts relacionados

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *