Você conhece as 10 principais causas dos atrasos dos voos?

Você conhece as 10 principais causas dos atrasos dos voos?

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A INFORMAÇÃO NO GUICHÊ DA COMPANHIA SOBRE O ATRASO DO VOO

O atraso de voo ou, até mesmo, seu cancelamento, é algo que têm se tornado rotineiro na vida dos viajantes. Isto, devido aos fatores envolvidos na operação e manutenção de um avião.

Acontece que ao perguntar no guichê de informações das companhias aéreas, o motivo relatado do atraso de voo é informado como:

“motivos operacionais”.

Os passageiros que enfrentam esses transtornos, acabam tendo suas viagens frustradas.

Dessa forma, separamos as 10 principais causas de atraso de voo:

10 PRINCIPAIS CAUSAS DE ATRASO DE VÔO

  1. Tráfego aéreo

Os vos mais longos incluem muitas restrições e regulamentos, o que obriga as companhias aéreas alterarem as suas rotas no último instante.

Ocorre, principalmente devido ao congestionamento de tráfego.

Isso obriga os controladores de tráfego aéreo a exigirem um maior período de tempo entre decolagens e aterrissagens. De modo a garantir a segurança de todos os passageiros, o que pode acarretar em atrasos de voos.

  1. Fiscalização

Após o check-in, se houver uma fiscalização mais rigorosa, como a que pede a retirada de acessórios, entre outras coisas. Isto, tende a somar alguns minutos ao atraso de voo.

  1. Conexões

Voos que possuem conexões com outro voo, podem sofrer um atraso de voo até que todos em conexão cheguem ao avião.

  1. Condições metereológicas

Os atrasos de voos devido as condições climáticas são muito frequentes. Em alguns casos o aeroporto pode ser fechado, logo muitos voos são cancelados, além de aumentar o congestionamento aéreo.

  1. Passageiro desaparecido

É obrigação das companhias aéreas esperarem o máximo possível  por um passageiro, visto que por normas de segurança uma bagagem não pode viajar sozinha. Evitando assim, o envio de cargas e suspeitas como drogas e bombas.

Em casos de passageiros que se atrasam ou se perdem no aeroporto, o atraso de vôo pode ser de 10 minutos ou até 1 hora. Porque o processo de retirada da mala é lento.

  1. Bagagem de mão

Objetos proibidos de ir na cabine ou bagagens com o peso superior ao permitido, geram atrasos de voo, pois o passageiro terá de despachar a mala, o que faz diferença na pontualidade do voo.

  1. Problemas técnicos

Ainda que a tecnologia tenha avançado, os problemas técnicos continuam a ocorrer.

Pode acontecer do avião precisar de uma pequena manutenção ou abastecimento de combustível.

Qualquer manutenção inesperada já é o suficiente par gerar um atraso do voo.

  1. Sistema inoperante

O avião só decola após os tripulantes informarem para a companhia aérea o número de pessoas e o peso que o avião está comportando.

Essas informações só são possíveis de serem informadas quando todos se encontrarem no avião.

Se o sistema que gere essas informações cai no exato momento, certamente gerará um atraso de voo.

  1. Passageiro ou Tripulante passam mal

Caso ocorra algo grave, o avião precisa pousar no aeroporto mais próximo, o que contribui para o atraso de voo.

  1. Cargas especiais

Todo tipo de carga feita pelo avião, só pode ser realizada através de uma documentação específica, até que essa documentação seja entregue de forma correta, pode ocorrer o atraso de voo.

OS DIREITOS DO CONSUMIDOR NOS ATRASOS DE VOO

É evidente que os motivos de atraso de voo são muitos, em razão disso, a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) dispõe que o passageiro que comparecer para embarque tem direito à assistência material.

Que envolve comunicação, alimentação e acomodação.

Essas medidas constam na Resolução nº 141/2010 e têm como objetivo minimizar o desconforto dos passageiros enquanto aguardam seu voo. Além disso, atendendo às suas necessidades imediatas.

RESPONSABILIDADE DAS COMPANHIAS AÉREAS NOS ATRASOS DE VOO

Todos os principais motivos informados, são entendidos pelo PROCON e ANAC como responsabilidade total das companhias aéreas, não devendo o cliente passar por qualquer tipo de atraso ou prejuízos em função destes casos.

Por exemplo:
– para atrasos de voos superiores à 4h, é necessário a restituição pela empresa por danos morais causados ao cliente.

Infelizmente, tal prática é pouco utilizada pelas companhias, tornando ainda mais difícil e constrangedora os momentos de aguardo pelos passageiros nos aeroportos.

A boa notícia é que o judiciário entende que para os casos onde as empresas aéreas não cumprem seu dever. 

O passageiro pode ajuizar uma ação contra a companhia aérea.

Dúvidas ou sugestões, entre em contato com nossa equipe especializada em Direito Imobiliário.

 

Tirar suas dúvidas é importante, não fique com esse peso para você. Divida-o conosco.
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Sobre João Paulo Barros

Advogado especialista em direito do consumidor. Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Rio de Janeiro, sob o nº 230.121

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