Assessoria jurídica para empresas:10 principais benefícios

Assessoria jurídica para empresas:10 principais benefícios

0 Comentários

Com o sucesso de nossos últimos artigos postados no blog, resolvemos manter nossa forte equipe elucidando alguns pontos sobre como funciona assessoria jurídica!

Com todas as ocupações e esquentação de cabeça, muitas vezes deixamos de reconhecer o óbvio: Muitos dos nossos maiores problemas, poderia ter sido resolvido com uma assessoria jurídica de qualidade. Seja anterior ao momento de abertura da empresa, ou quando as ações e necessidades já estejam volumosa o bastante. Sempre é tempo de se ter assessores jurídicos nos mostrando o caminho legislativo a seguir.

Portanto, alguns de vocês devem estar se perguntando: “Qual é a grande necessidade de se ter essa tão citada assessoria jurídica?”, “Do que se trata?”, “Como funciona?”. Todavia, se essas também são algumas das dúvidas que te permeiam, esse artigo é especialmente para você.

Vamos lá, aprender como funciona os dez principais benefícios de se ter assessores jurídicos especializados para empresas!

1- Segurança jurídica

Nada melhor para uma empresa, do que caminhar tranquilamente rumo ao seu sucesso. Entretanto, tudo próximo ao negativo,  qualquer ação que suje a marca da empresa em questão, deve ser evitada ou removida. Quer funcionalidade maior do que uma assessoria jurídica passar  segurança total as ações feitas pela sua empresa? 

Mas, quando há um grupo jurídico especializados em questões empresariais, as chances de erros __ Pequenos ou grandes.__ Diminuem bastante. Mais ainda, essa segurança é sentida a cada contrato, reunião ou caminhos tomados. 

Entretanto, ter assessoria jurídica para sua empresa, significa muitas das vezes,  pequenos problemas serem resolvidos antes mesmo de se tornarem grandes preocupações.

Por fim, podemos dizer que ter uma assessoria jurídica, é prevenir. Tomar ações totalmente asseguradas pela lei, seja para seu ganho ou até mesmo evitar perdas.

2- Formalização de sua empresa

Nada é fácil, quando se trata de abrir uma pequena ou média empresa no Brasil. Mais ainda, quando achamos que podemos pular alguma parte, trabalharmos ilegais (em qualquer sentido), ou deixar para fazer amanhã. Porém, muitas das obrigações deixadas de ser feitas lá atrás, futuramente podem não ter mais como ser retomadas, sem que se tome um grande prejuízo.

Portanto, assim é a área jurídica. Com assessores, a formalização de sua empresa será totalmente segura e amparada pela lei. Todavia, não pagará custos e valores desnecessários, mas ainda, as facilidades serão sentidas até mesmo no tempo de conclusão de processo.

3- Elaboração do memorando de entendimento

Quanto mais transparente for uma empresa, maior será sua possibilidade de sucesso. Essa transparência, deve se iniciar no topo. Mas, o que queremos dizer com isso? Que é, expressamente necessário a elaboração do memorando de entendimento, com a presença de assessoria jurídica e todos os sócios.

Entretanto, se você estiver se perguntando o que é esse tipo de ação, podemos lhe elucidar. A elaboração do memorando de entendimento, contém as principais informações de acordo entre os sócios fundadores.

Tudo sobre a sociedade estará sobre os escritos.

Funções de cada sócio na empresa, valores investidos por cada sócio, a forma de remuneração e até mesmo o que se ocorre perante a saída de algum dos sócios em questão. 

Mas, você não vai querer passar nenhum dos pontos citados acima, sem ter um memorando de entendimento, legal e assinado por todos os sócios. 

4- Termos de uso e política de privacidade

É expressamente importante se ter “termos de uso” ou “política de privacidade”, caso sua empresa tenha uma plataforma online. Seja um site ou até mesmo um aplicativo, é imprescindível ter esses dois tópicos bem estabelecidos e redigidos.

Portanto, ocorre das empresas recorrerem para o termo ou a própria política de privacidade pré-pronto, encontrado para download em alguma plataforma irresponsável ou que age simplesmente de “má fé”. 

Contudo, por que estamos dizendo isso? Já que, cada empresa tem um termo de uso e política de privacidade bem estipulados e únicos. Não são textos engessados.

Primeiramente, imaginamos que você  sabe o plural leque de possíveis reflexos negativos gerados por essa ação irresponsável. Como essa política de privacidade estará de acordo com as necessidades singulares de seu nicho?

 Porém, um assessor jurídico faria isso de maneira rápida e consciente.

Portanto, não sabemos de fato, o que poderia ser pior para sua empresa, nos dias atuais. Não ter site/aplicativos, ou não ter termos de uso e política de privacidade específicos de seu segmento.

5- Marca da empresa protegida

Toda empresa tem um nome. Mas quando sua empresa cresce e ganha espaço no seu nicho, aquele nome passa a virar um ponto forte de reconhecimento. Entretanto, o que estamos a dizer, é que após gerado sua identidade, autoridade e aproximação com seus clientes, o nome da sua empresa vira de fato uma marca.

Primeiramente, já pensou o grande trauma, depois de fortificar passo a passo o seu negócio, descobrir lá na frente que este nome já está registrado e protegido? Sabe me dizer a qual classe pertence? Tem expressões ilegais na marca?

Sabe, por exemplo, onde procurar para o registro, como poupar tempo e diminuir taxas? Todo esse processo pode ter uma facilitação absurda, quando orientados por assessores que já percorreram esse caminho antes.

6- Conhecimento sobre a legislação específica de sua empresa

Você realmente sabe sobre a legislação vigente que abrange sua empresa? Provavelmente não. O empresário que não tem uma forte assessoria jurídica, não consegue acompanhar a velocidade que se move a legislação de seu mercado. 

Mas ainda, engana-se que só é preciso saber as leis necessárias para abrir uma empresa. Atuar sobre o desconhecido pode significar a inviabilização de sua ideia ou até mesmo a empresa inteira.

Direito do consumidor, legislação de entidade de classe, resoluções das agências regulatórias… Tudo isso será imprescindível tanto para abrir, quanto para manter a soberania e imagem de sua empresa. Você, por exemplo, sabe como funciona as novas leis sobre a contratação por CLT? 

7- Redução de ações trabalhistas

A advocacia preventiva realmente põe a sua empresa em um espaço quase que inatingível. Queremos dizer com isso, que seguindo as instruções dadas pelos seus assessores jurídicos, será muito difícil perderem ações trabalhistas. Ou melhor, sequer vocês terão um número considerável de processos contra sua empresa.

Terá todo um planejamento adequado para que vocês possam trabalhar dentro das normas e leis. Ocorre, todo um processo de orientação, que delimita regras da CLT, novas leis no que tange contratação e demissão. A todo momento, mudanças podem deixar empresários e empresas em situações de extrema fragilidade e perda. Isso não ocorrerá caso se tenha uma assessoria jurídica forte, voltada para empresas e suas necessidades.

8- Assessoria e qualidade nos contratos

Você não vai acreditar, o número de clientes que chegam até nós, com ações quase perdidas ( um valor alto a ser pago), por erros no contrato. Seja lá qual for o tipo de contrato, se está faltando linhas ou se as tem demais. Contratos podem definir a vida de muitos negócios.

Será que você e sua equipe estão preparados para redigí-los, apenas com aquele modelo baixado da internet? Cuidado com essa ação tomada. Isso pode acarretar altos custos, perda judicial, financeira e daí para pior.

9- Diminuição dos gastos com advogados

Quanto é o custo de um advogado para determinada ação? Quantas ações sua empresa passa ao ano? Se somarmos todo o valor gasto apenas com as ações jurídicas já expostas, alcançará um maior valor gasto, do que em uma boa assessoria jurídica.

Então, o que estamos querendo dizer, é que para se ter um serviço completo e preventivo de assessoria jurídica, acaba no final das contas, sendo mais barato do que toda vez que você precisar, contratar um advogado.

Para além disso, o advogado contratado para uma ação específica, continuará deixando os furos de sua empresa em aberto. ele não é responsável por isso. Totalmente diferente de uma assessoria jurídica, que trabalha em todos os setores que têm de lidar com qualquer partícula de legislação. 

10- Eficácia dos negócios

Sabe aquele tiro no escuro que muitos empreendedores ou empresários costumam dar? Esqueça isso no que tange a parte de legislação. Quando se tem uma boa assessoria jurídica, todas as possibilidades de fraudes, baixas jurídicas, ilegalidade, gastos com taxas e adesões… 

Tudo isso será ressaltado por sua equipe, antes de você tomar seus passos e ações. Com toda certeza, ter essas informações, elucidam as possibilidades positivas e negativas. Esse processo aumenta fatalmente o lucro de sua empresa. 

Por fim, ficou evidente que os 10 principais benefícios de uma assessoria jurídica especializada, fará toda diferença em sua empresa. A prática de advocacia preventiva, não só diminuirá gastos, como ajudará a efetuar parcerias de sucesso. Deixe para trás, qualquer erro cometido por desconhecimento legislativo e caminhos jurídicos fatais.

Quer ter assessoria jurídica especializada para sua empresa? Podemos ajudar!

0

Posts relacionados

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *